Serviços //

História do Museu dos Biscainhos

A 24 de Fevereiro de 1954, o Dr. Felicíssimo do Vale Rego Campos, presidente da Junta de Província do Minho, apresentou uma proposta para a criação, no âmbito da gestão da sua instituição, de um museu para a qual obteve imediata aprovação. A concretização deste projecto viabilizou-se mais tarde, a 25 de Março de 1963, com a aquisição do magnífico Palácio dos Biscainhos, em Braga, ao 3.º visconde de Paço de Nespereira Dr. Gaspar Lobo Machado do Amaral Cardoso de Meneses com o propósito de albergar o museu. Este património setecentista estava classificado de Interesse Público desde o decreto n.º 37.366 de 5 de Abril de 1949 e em 1964 foi alvo de um projecto de restauro e de adaptação museológica pelo arquitecto Alberto da Silva Bessa, então responsável pela Direcção Geral dos Edifícios e dos Monumentos Nacionais do Norte.

Após as obras de recuperação, o Cónego Arlindo Ribeiro da Cunha, membro do corpo administrativo da Junta, desenvolveu uma dinâmica de sensibilização da comunidade visando a canalização das primeiras colecções para a formação do acervo do futuro Museu.

Para a apresentação museológica inaugural, foi constituída uma comissão instaladora integrada pelas conservadoras Dr.ª Maria Emília Amaral Teixeira e Dr.ª Maria Clementina Quaresma e pelo arquitecto Roberto Leão. O Museu dos Biscainhos abriu ao público a 11 de Fevereiro de 1978. Posteriormente, em meados da década de 1980, o programa museológico foi reestruturado sob a direcção da conservadora Dr.ª Teresa de Almeida d’Eça e em 2004 pelo actual director do museu Dr. José da Costa Reis.

Desde 17 de Março de 1987 o Museu dos Biscainhos passou a ser tutelado pela Administração Central, no conjunto dos museus nacionais, estando afecto ao Instituto dos Museus e da Conservação IP.

10.00h-12h30m / 14.00h-17h30m
Palácio
Sabia que...
Cidadão Portador de DeficiênciaO Museu dos Biscainhos desde sempre teve como um dos seus objetivos a integração na sociedade, das pessoas portadoras de deficiência. Crianças e adultos nunca foram esquecidos na realização de...Ver mais