Dia Internacional dos Monumentos e SítiosData:26/5/2009

“O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS em 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, alertar para a sua vulnerabilidade. ~

Em complemento à declaração, pelas Nações Unidas, de 2009 como Ano Internacional da Astronomia, o ICOMOS elegeu “Património e Ciência” como tema estruturante do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2009, com o objectivo de proporcionar uma oportunidade de reflexão e de reconhecimento do papel da ciência (e da tecnologia) no património cultural, e, ainda, de incentivar a discussão sobre os potenciais benefícios da ciência no futuro no tocante à salvaguarda e à conservação do património.”
 A Câmara Municipal de Braga respondendo ao apelo internacional do ICOMOS, coordenado nacionalmente pelo IGESPAR, propõe para a celebração deste dia, desenvolver na Fonte do ídolo a seguinte iniciativa e actividade:

• 17 de Abril, pelas 10h30, realização de uma conferência com o título “Quando a água transforma a pedra”, da autoria do Professor Doutor Carlos Alves, do Centro de Investigação Geológica, Ordenamento e Valorização de Recursos, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho. Nesta conferência, apresentar-se-ão alguns exemplos de transformações de materiais rochosos associadas com a circulação da água em monumentos históricos e em construções recentes.